Na manhã do dia 19 de outubro, o Deputado Estadual Keka Cantuária participou do Programa de rádio da Assembleia Legislativa “Canal Legislativo” com a apresentação dos jornalistas Guto Gomes e Bolero. Durante a entrevista o deputado discorreu sobre diversos assuntos, entre eles, 48ª Expo-Feira, Plano Plurianual, APL’s, Concurso Público, entre outros.
Indagado pelo apresentador sobre a importância da 48ª Expo-Feira para o Estado do Amapá, Keka Cantuária destacou, “O verdadeiro objetivo da realização da Expo-Feira no estado do é justamente o de fazer negócio para melhorar a economia local. Com a exposição, acaba-se trazendo outras entidades econômicas para negociar, principalmente com a questão agrícola, animal, entre outros setores. A feira é para quem quer ampliar um negócio, inclusive na questão da importação tecnológica, para que possamos melhorar a nossa agricultura, os nossos rebanhos tanto de suínos quanto de frango, de gado, de bubalino enfim”, disse o parlamentar.
Keka Cantuária falou também sobre o desenvolvimento das APL’s.
“Os Arranjos Produtivos Locais (APL’s) precisam estar permanentemente na feira, pois é a economia familiar, que precisa ser reforçada. Eu tive bastante cuidado em verificar na questão do Plano Plurianual um pouco de atenção relacionado ao fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais, que nós temos divulgado bastante e que precisamos ampliar aqueles dois seguimentos, tentando também fazer com que eles participem dos demais Arranjos Produtivos do Estado do Amapá” declarou Cantuária.
Outro ponto abordado, pelo deputado Keka, está relacionado ao seu Projeto recentemente aprovado na assembleia Legislativa, que trata sobre cursos profissionalizantes dentro do IAPEN.
“Estamos esperando a sanção por parte do governador do Estado, para o projeto que foi aprovado recentemente na Assembleia Legislativa, para que nós pudéssemos ofertar os cursos profissionalizantes do CEPA dentro aos internos do Instituto Penitenciário (IAPEN). Precisamos dar oportunidades à essas pessoas que estão completamente em descrédito na sociedade, para que possam, ao cumprir a sua pena, voltar à sociedade de uma forma qualificada e que possa concorrer normalmente a uma vaga no mercado de tabalho” destacou o parlamentar.
Dentre outros assuntos, Keka Cantuária disse ainda que já estão garantidos dentro do PPA, os concursos públicos para as áreas de saúde e educação no ano de 2012.