segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Federalização da CEA

Comitiva formada por deputados é destacada para buscar mais detalhes de processos de federalização de companhias elétricas em outros estados
Com objetivo de conhecer detalhes do processo de federalização em outros estados, Deputado Keka Cantuária (PDT) viaja até Goiânia para buscar conhecimento sobre a transferência das ações da CELG (Centrais Elétricas de Goiás), estado que transferiu suas ações a Eletrobrás.  
A comitiva formada pelos deputados Junior Favacho (PMDB), Keka Cantuária (PDT), Roseli Matos (DEM), Eider Pena (PSD) e Jaci Amanajas (PPS), foram recebidos na ultima quarta-feira (21/11), pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Jardel Sebba (PSDB) para trocar informações sobre a federalização da CELG.
Em 1999, a CELG começou a prestar outros serviços, tais como diagnósticos energéticos, locação de equipamentos, mapa digital, além da tradicional comercialização de energia e por isso passou à denominação de Companhia Energética de Goiás.
A partir de 2006 ocorreu a segregação dos ativos de geração e transmissão de energia elétrica da CELG devido a criação pelo Governo do estado de Goiás da Companhia CELG de participações – (CELGPAR), tendo como objeto social principal a participação em outras sociedades como acionista ou sócio-cotista.
Em março de 2007 a CELG foi convertida em subsidiária integral da CELPAR, essa sequencia de ações permitiu que a CELG pudesse se adequar às novas regras estabelecidas pelo Governo Federal.
Através desta troca de informações os deputados amapaenses buscam agora o caminho norteador para elucidar as problemáticas vividas pela Companhia Elétrica do Amapá.
Assembleia Legislativa do Estado Amapá – ALAP
Texto: Ascom - Keka Cantuária/Glauber Nery
Fotos: Carlos Costa/AL-GO

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Coração Mazaganense

Projeto de Lei de autoria do Deputado Keka Cantuária declara o Grupo de Aproveitamento Folclórico Cultural Coração Mazaganense o titulo de Utilidade Pública
Em sessão realizada no dia 12/11, segunda-feira, Deputado Keka Cantuária (PDT) apresentou na plenária da ALAP, Projeto de Lei Nº0160/12 – AL, com a finalidade de declarar o Grupo de Aproveitamento Folclórico Cultural Coração Mazaganense de Utilidade Pública.
O Grupo fundado em 15 de maio de 2006 é uma entidade sem fins lucrativos que proveem aos seus membros a cultura, esporte, educação e a filantropia.
O Grupo promove o desenvolvimento social solidário, redefinindo o papel do jovem na sociedade, construindo assim, a cidadania e formulação de políticas públicas que beneficiará o coletivo.
O titulo de Utilidade Pública ao Grupo de Aproveitamento Folclórico Cultural Coração Mazaganense, é justo e merecido, dada à importância que tem a entidade no desenvolvimento sociocultural do município de Mazagão, buscando apoio dos poderes constituídos para agilizar os benefícios aos que mais necessita e na formulação de políticas públicas aos mais carentes.   





                        Assessoria de Comunicação/Dep. Keka Cantuária: Glauber Nery
Email: ascomkeka@hotmail.com /Fone: 8121 2042

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Federalização da CEA

Deputado Keka Cantuária (PDT) viaja até Brasília ao encontro do Presidente do Congresso Nacional, Senador José Sarney, para buscar alternativas para a federalização da Companhia de Eletricidade do Amapá

Uma comitiva formada por 12 Deputados Estaduais viajaram até Brasília para uma reunião com o presidente do Congresso Nacional, Senador José Sarney, na pauta da reunião estavam alternativas para a federalização da CEA, lembrando que a companhia possui um passivo de mais de um bilhão de reais.
Em Audiência Pública realizada no dia 30/10, foram apresentados três (03) projetos de Lei que tratam da Federalização da Companhia, para que seja possível esta transferência acionária, a ELETROBRÁS só aceitará adquirir a estatal mediante a transferência acionária e a negociação da divida pelo Governo do Estado o que obrigaria o Estado a contrair um empréstimo de R$ 1,4 bilhão.

O deputado Keka Cantuária (PDT), disse que as informações iniciais davam conta de que a federalização da CEA permitiria que o Amapá mantivesse 49% das ações da futura concessionária federal, mas a realidade é que a federalização irá repassar de forma integral a Companhia de Eletricidade do Amapá.

O senador José Sarney comentou que também tinha a informação da permanência do Amapá nos ativos da companhia e se diz surpreso com a nova informação. “Estou realmente perplexo com essa nova informação, mas absolutamente solidário com as decisões que o Governo do estado e a Assembleia Legislativa tomarem conjuntamente para a defesa dos interesses do Estado e assim fazermos o melhor contrato”, disse Sarney ao final do encontro.