segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Federalização da CEA

Comitiva formada por deputados é destacada para buscar mais detalhes de processos de federalização de companhias elétricas em outros estados
Com objetivo de conhecer detalhes do processo de federalização em outros estados, Deputado Keka Cantuária (PDT) viaja até Goiânia para buscar conhecimento sobre a transferência das ações da CELG (Centrais Elétricas de Goiás), estado que transferiu suas ações a Eletrobrás.  
A comitiva formada pelos deputados Junior Favacho (PMDB), Keka Cantuária (PDT), Roseli Matos (DEM), Eider Pena (PSD) e Jaci Amanajas (PPS), foram recebidos na ultima quarta-feira (21/11), pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Jardel Sebba (PSDB) para trocar informações sobre a federalização da CELG.
Em 1999, a CELG começou a prestar outros serviços, tais como diagnósticos energéticos, locação de equipamentos, mapa digital, além da tradicional comercialização de energia e por isso passou à denominação de Companhia Energética de Goiás.
A partir de 2006 ocorreu a segregação dos ativos de geração e transmissão de energia elétrica da CELG devido a criação pelo Governo do estado de Goiás da Companhia CELG de participações – (CELGPAR), tendo como objeto social principal a participação em outras sociedades como acionista ou sócio-cotista.
Em março de 2007 a CELG foi convertida em subsidiária integral da CELPAR, essa sequencia de ações permitiu que a CELG pudesse se adequar às novas regras estabelecidas pelo Governo Federal.
Através desta troca de informações os deputados amapaenses buscam agora o caminho norteador para elucidar as problemáticas vividas pela Companhia Elétrica do Amapá.
Assembleia Legislativa do Estado Amapá – ALAP
Texto: Ascom - Keka Cantuária/Glauber Nery
Fotos: Carlos Costa/AL-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário